domingo, 31 de agosto de 2008

Katowice!

A primeira noite foi estranha. Não sei se dormi bem ou não. Os dormitórios não me chocaram nada. São bastante parecidos com aqueles que encontrei em Praga quando fomos visitar a Pavla. O nosso quarto tem até bastante espaço, principalmente sítios para pormos as nossas coisas. Considerando o que trouxemos tem até demasiado espaço. Temos também um lavatório. As casas de banho e cozinha são comuns a todo o corredor. Na cozinha não há tachos nem talheres. É algo que temos de resolver…

Hoje foi dia de ir a Katowice. Armados em parvos não pagamos bilhetes e tivemos o azar de nos calhar os revisores. Tal como em Praga o revisor, neste caso até era mais do que um eram homens mal encarados apenas com uma identificação. Mas pelo menos nem sequer chegamos a pagar a totalidade da multa (64zl), que supostamente era a quantia devida a cada um. Assim, aprendemos a lição, dividimos a despesa e acabou por não sair caro. Mesmo assim tivemos dificuldades em comprar os bilhetes. Nos quiosques ninguém fala inglês para nos indicar qual a tarifa certa. Nos autocarros, há uns que nem sequer dão para comprar os bilhetes!

Mais tarde (no dia seguinte), a orientadora do EILC visitou-nos e ao questionarmos sobre os bilhetes ela própria disse, um pouco à vontade e diria mesmo envergonhada, que os revisores são antipáticos e mal-educados até. Tivemos sorte! Aqueles até foram simpáticos! Pois ela disse que, por exemplo, ao viajarmos com um bilhete de tarifa reduzida, por sermos estudantes, depende do revisor aceitar ou não, por ainda não termos o cartão de estudantes polaco.

Adiante, neste post tencionava falar-vos era de Katowice… Julgo que está muito abaixo das minhas expectativas. A cidade industrial de que falavam está claramente presente nos múltiplos edifícios de herança comunista, traço que mais gostei desta cidade. Existe também um estádio ou auditório (ainda não percebemos bem) que parece um OVNI. Quanto a monumentos, não existem praticamente nenhuns a não ser 2 ou 3 igrejas, mais ou menos interessantes.

A manhã de Sábado passou de pressa. Demos a volta ao centro que parece englobar as ruas mais interessantes. Apesar da cidade se estender para além dessas fronteiras por nós imaginadas, não nos atrevemos a ir muito mais à frente delas, pois o que víamos não era minimamente apelativo. Portanto, a visita foi rápida, apesar de termos andado que nos fartamos.

Depois de almoço o movimento começou a desaparecer. O comércio fechou praticamente todo. De manhã ainda assistimos ao rebuliço das compras e passeios matinais. Ainda comprei um frasco de líquido para as lentes de contacto, que estava em promoção com mais outra caixa, e para além disso, a senhora muito simpática que sabia algumas palavras em inglês (é sempre bom conseguir comunicar!) ainda me ofereceu um par de lentes de uso de um dia.

Mas ao longo da tarde as pessoas foram desaparecendo. Um aspecto muito positivo eram os parques que aparecem aqui ou ali, e são agradáveis de se estar. Ao final da tarde, sentámo-nos numa esplanada a beber mais uma Ziwiec. Era estranho não ver quase ninguém na rua. Sei que as grandes cidades portuguesas ao fim de semana também se esvaziam, mas mesmo assim não deixei de estranhar.

Mesmo assim, ainda passamos por um grupo de jovens adolescentes que esperavam que um clube (ia dizer nocturno, mas seria diurno neste caso!) abrisse as suas portas. Sair às 4h da trade não deixa de ser muito estranho!

Compramos uma pizza para o jantar e à noite fomos mais uma vez ao bar de ontem: Panorama Club. Também ainda espreitamos o outro bar, mais disco night, mas estava vazio.

Acho que no futuro posso vir a gostar mais de Katowice, mas a primeira impressão é mesmo nota negativa. Não tem muito que ver. Deixo-vos, no entanto, no post seguinte, um retrato fotográfico de Katowice que não deixa de ser interessante.

O quarto do nosso dormitório...

...e a entrada.

No centro de Katowice

Eu o Afonso a apanharmos solinho num banco de jardim B)

Será um cinema? Será u concrto? Não, é um Afternoon Teen Club!

Sem comentários: