quinta-feira, 21 de agosto de 2008

"O/A Segundo(a) Outorgante,
_____ (Assinatura)_____",

Hoje assinei o Contrato de Estudante Erasmus. Mais um dos muitos documentos que temos de assinar/produzir no processo de mobilidade Erasmus (em 'documentos', leia-se 'papelada'). Uma formalidade levada muito a sério. Na verdade, trata-se de um documento que reitera na prática os nossos deveres e direitos, portanto não é caso para menos. No entanto, enquanto lia o contrato e ouvia as explicações não pude deixar de reflectir sobre as toneladas de burocracia que os processos de Erasmus movimentam. Considerando a desorganização das Instituições (não só portuguesas, aliás, especialmente estrangeiras) é um pouco assustador pensar como é que estas conseguem ou poderão conseguir lidar com estas formalidades.

Por outro lado, é interessante considerar que o processo de Bolonha em nada veio alterar estes processos, ao contrário do que seria de esperar. Não que estes sejam especialmente complicados. Não são nenhum bicho de sete cabeças! E como o programa Erasmus vai já no seu 20º aniversário, o sistema em curso deve já estar bem calibrado e livre de problemas causados pelo próprio sistema. Talvez até já estejam na sua forma mais simples. Ou pelo menos, na forma mais simples que a Sr.ª Burocracia conseguiria conceber. Pois só não consigo perceber porque não tornam todo o processo mais claro, uniforme e descomplicado: basicamente, porque não um Erasmus simplex?


Após a compra da minha passagem de avião, esta é apenas mais uma confirmação da minha futura 'experiência Erasmus', como eu gosto de lhe chamar. Mais um passo em direcção à Polónia.

Com o contrato deram-me um saco de pano da Universidade do Porto (UP), um poster, um panfleto e até uma t-shirt. Eles levam a publicidade muito a sério. Sinais dos tempos? Provavelmente...
Afinal, como o Sr. Reitor afirma na carta que também acompanhava o contrato, "Serás o estudante português da Universidade do Porto. O seu primeiro embaixador."
Pode ser até que eles estejam preocupados em dar uma boa imagem para o estrangeiro através de nós. Mas a mim, parece-me mais que estejam preocupados em nós podermos vir a dar má imagem da Universidade no estrangeiro e nas instituições de acolhimento, como quem diz "Tu vê lá o que vais lá para fora fazer! É a imagem da UP que está em causa! (I'm watching you!!)".


Sem comentários: