quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Porquê Polónia?

Porquê Polónia?

Esta é uma questão que espero vir a responder ao longo da minha estadia nas Polónias. Afinal, porque escolhi eu a Polónia para ir de Erasmus?


O tempo lá não é famoso. Faz frio! Muito frio!

Da comida, nunca me chegou aos ouvidos a sua fama.

A língua? Intragável!

A abertura e a simpatia? Não consta que os polacos sejam antipáticos, mas estão com certeza muito longe do estilo latino a que estamos habituados.

A qualidade de ensino? Bom, com certeza que as instituições que me aguardam têm a qualidade de qualquer outra instituição equivalente pela Europa, mas constam no top que se possa traçar das Universidades, Faculdades ou Escolas mais prestigiadas, pelo menos em Engenharia Civil.

Porque raio fui então eu escolher a Polónia?


Precisamente por todas essas razões anunciadas! Por ser um país distante e com uma cultura, embora europeia, tão diferente da nossa. Por praticamente desconhecer os seus hábitos, os seus costumes e a sua língua. Por se situar numa região em que nunca estive nem sequer perto e de possibilitar visitar os seus países vizinhos. Por ser frio e por o Sol não brilhar como cá! Sim, por todas essas estranhas razões eu escolhi a Polónia.

Espero que ao longo da minha estadia possa confirmar ou desmentir estas razões, possa dizer se afinal estas foram realmente válidas ou se não tinham qualquer fundamento. Talvez, encontrarei outras razões por ter escolhido este país para me acolher nos próximos tempos. Razões que nunca me lembraria de considerar, mas que subconscientemente até poderão ter pesado na minha decisão.

Localização da Polónia na Europa

Sem comentários: