sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nauczyć polski (Aprender polaco)

Por enquanto, a razão porque estamos todos aqui é para aprender polaco. Alguns de nós (poucos) já sabiam um pouco da língua, alguns até bastante bem, seja porque já tinham estudado a língua, ou aprendido alguma coisa, como o italiano Andrea que tem uma namorada polaca (de Wroclaw aliás! e vai para lá estudar também).

De manhã temos aulas das 9h30 à 13h, com direito a intervalo de 30 min. Quando dizem que o curso é intensivo, é porque é mesmo. É toda a manhã ali a dar-lhe em frases, palavras e pronúncias polacas! Tenho dois professores que trocam com um intervalo. Um, é uma professora aliás, Ola, que não fala inglês. Ao principio era estranho porque começava a falar em polaco e nós claro que não percebíamos. Mas depois, com toda a expressividade dela, acabamos por perceber o que ela quer. E o ritmo é um pouco alucinante, pelo menos a 1ªaula, que foi mais um choque! No entanto, todos achamos que é uma excelente professora. Penso que não haveria outra maneira de aprendermos polaco em pouco tempo de outra forma.

À tarde temos palestras, visualização de filmes ou outras actividades. Esta é a parte que custa mais a todos. As palestras sobre cultura polaca (até agora sobre literatura, e prémios Nobel) foram muito sofríveis. Ocupa-nos bastante tempo de tarde e acabamos por sair bastante tarde da Escola. Por outro lado, o karaoke foi só diversão (culpo-me a mim mesmo por não ter levado a minha câmara nesse dia!) e também uma sessão de filmes de animação de autores polacos, onde vimos diversas curtas bastante interessantes mesmo.

Claro que de noite não deixamos de ir ao Club Panaroma, juntar mais umas mesas e beber mais uns litros de cerveja. De certo que os donos do bar gostam muito de nós, por sermos tantos e tão ávidos. Claro que este ritmo de aulas e noites no club nos deixa, vá, um pouco fatigados. No entanto, até nos deitamos cedo… muito cedo para padrões portugueses. E como estamos tão isolados cá no nosso canto do dormitório, não temos muito a possibilidade de explorar novos espaços.

Comida na cantina (era boa, mas demasiado cara para o que era. Nunca mais ninguém lá voltou)

Uma comida típica polaca. Só experimentei, nunca cheguei a saber como se chamava, mas basicamente era pão embebido num caldo.

Numa das palestras/actividades.

Eu, o Alessandro e o Andrea no autocarro para o dormitório.

"Obras" em Itália: Alessandro e Alberto a tentar mudar o frigorífico de sítio.

Minutos antes da aula (acordar cedo é difícil).

Polaco é isto!

Pausa após o almoço.

Almoço: crepes.

Sebastian muito entretido durante palestra.

Vestígios de Portugal: vêm-se poucos, mas numa das ruas principais de Katowice econtrei esta bandeira numa varanda (com mais uma brasileira e outra espanhola).

4 comentários:

inês disse...

eia!n percebo pq escreves com palavreado tao correcto, isto n é suposto ser um blog de um estudante bebado em ERASMUS ? :P ***

ines doutel disse...

A comida da 1a figura ate parece ter mt bom aspecto! A da 2a figura parece umas espécie de açorda mas mais para passaros :)

Ric disse...

quem é a loira? :p

Arnath disse...

@Nes: Quê?! Eu mesmo bebado falo correctamente, ora!
Ahhhh! Querias era que escreve-se mal, para depois corigires-me!! Nah nah! Não caiu nessa:P

@Mana: Lolol. De facto nd de especial: pão com um molho meio oleoso:P

@Ric: É a Tiffany. Oui oui, c'est française:P