terça-feira, 23 de setembro de 2008

Cieszyn

Outras das visitas organizadas que tivemos foi a Cieszyn, localizada bem no sul da região da Silésia, junto à fronteira com a República Checa. Aliás, até à primeira Grande Guerra esta cidade era a capital de um condado independente. Em 1920 a cidade foi dividia em dois: Cieszyn - pertencente à Polónia, e Český Těšín - pertencente à na altura Checoslováquia.

Bom, após este pequeno pormenor de história (é muito mais fácil obterem informações pesquisando no google/wikipedia), apenas quero ainda referir que esta cidade se encontra bem perto das montanhas de Beskidy. A cidade não é grande, e quando a visitamos (a um Sábado) as ruas estavam bem desertas. Portanto, apesar de alguns edifícios bastante atractivos, e de uma praça central que pucha a aí permanecer, a imprssão não foi grande coisa. Talvez o mesmo que se passou com Katowice. No entanto, não se pode dizer que não é uma vila a visitar.

À noite tivemos festa no bar do dormitório. Praticamente só nós e supostamente a festejar os 18 anos da Escola de Língua Polaca da Univ. da Silésia. Não nos importamos muito com motivos de festas, mas sim com festas. E esta valeu a pena!

O pior mesmo foi ter de acordar com poucas oras de sono, ter de tomar o pequeno-almoço e ir para um passeioa nas montanhas! O que vale, é que foi mesmo só decer a montanha (mesmo que às vezes é mais difcil descer que subir). Para cima fomos de teleférico, eheh...


EILC em Cieszyn!

EILC na fronteira com a República Checa

Brinde com cerveja checa (comprada com zlotes polacos)

Bigos! ("pork and onion")

After-party

Fácil!

Ainda mais fácil (passeio na montanha)

Sem comentários: