segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Dzień Wszystkich Świętych (Dia de Todos os Santos)

1 Listopada/1 Novembro
O Dia de Todos os Santo é um dia extremamente importante para a comunidade Polaca, fazendo rivalidade com dias como o Natal. As famílias reúnem-se, celebram em conjunto e deslocam-se aos cemitérios. O comércio está praticamente todo fechado.
Estávamos em Cracóvia durante este dia, e no final da tarde dirigimo-nos ao cemitério. Foi impressionante! Ainda aquela hora, já o Sol se tinha posto e o frio começava a apertar, centenas de pessoas entravam e saiam do cemitério para prestar culto aos seus entes queridos, ou relembrar os há muito desconhecidos (como os mortos da guerra ou soldados desconhecidos), orar ou simplesmente lembrar aqueles que já cá não estão, ou seja, tudo que se traduz no significado de "Dia de Todos os Santos".
O impressionante era o ambiente dentro do cemitério. As campas entre as árvores e os caminhos e os carreiros, tornam já o sítio num lugar simultaneamente calmo e profundo. Mas com a quantidade de velas que as pessoas tinham vindo a por ao longo do dia, o cemitério transforma-se num autêntico cenário de luzes ténues e misteriosas. Foi uma experiência indescritível que tentei retrar em foto, mas que mesmo assim é difícil de transmitir.







Sem comentários: