segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Kraków, a cidade dos Reis

Cracóvia! Uma das mais importantes cidades da Polónia que, como quase todo o resto da nação sofre de uma história complexa, onde Reis, reinados e culturas se associaram ao longo dos tempos a esta cidade. Ouvi há pouco tempo comentarem que se diz que "A capital mudou-se para Varsóvia, mas a realeza ficou em Cracóvia". De facto, Cracóvia é culturalmente e historicamente muito mais rica. Não é por acaso que o seu centro histórico é considerado Património da Humanidade pela UNESCO. De facto, percorrer todas aquelas ruas cheias de edifícios históricos, igrejas e bares pitorescos foi o que gostei mais de Cracóvia. Não sei se foi pela Rynek (Praça Central) estar em renovação, mas foi um pouco desilusivo. Pelo menos, achei que a Rynek de Wroclaw era bastante mais bonita e acolhedora que a de Cracóvia. No entanto, o mercado no centro e a Igreja também na Rynek, dão todo um ar particular à praça. Para que se perceba porque gosto mais da Rynek de Wroclaw, há que referir a qualidade dos edifícios que rodeiam a praça: excepto um (um banco), estão todos conservados e possuem todos uma extraordinária decoração. Enquanto que na Rynek de Cracóvia (talvez pela própria configuração da praça ser diferente), não consegui sentir isso.
Mesmo assim, Cracóvia é cidade obrigatória. O Barbacã (pequena parte sobrevivente da antiga muralha), o extraordinário castelo - Wawel - que não tive o prazer de visitar por dentro, de onde se pode avistar o magnífico rio Wisła, que separa o lado oeste onde se localiza o bairro judeu.

Não sei se voltarei a esta cidade ou não. Sinto que poderá haver ainda muito por explorar. Apanhamos muita chuva num dos dias, para além de ter sido feriado: era o Dia de Todos os Santos. Isso acabou por ser uma mais valia, pois decidimos ir ao cemitério e o que vimos foi extraordinário, como irei explicar no post seguinte... Por agora, ficam as fotos...

O Igor e a sua nova amiga no comboio.


Nas ruas de Cracóvia.


A Rynek e a Kościół Mariacki (Basílica de St.ª Maria) - a cada hora é tocada uma trompete (o chamado hejnał) da torre mais alta da igreja, para relembrar um trompetista que foi baleado enquanto soava o alerta antes de um ataque mongol sobre a cidade.


O povo na hora de descanso.


Excessos na véspera do Dia de Todos Santos Um jovem polaco bêbado que caiu no chão completamente de cabeça - sangue por todo o lado!


Czulent, uma comida judaica, servida usualmente no Sabat.


O Barbacã.


Cracóvia ao por-do-sol.


Num centro comercial... Pelo piloto da F1 Kubica ser polaco, e porque o campeonato acabava neste fim de semana, o marketing deste desporto estava em todo o lado.


O Igor e o Chico na viagem de regresso.

Sem comentários: