segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Pelas ruas de Varsóvia

Quis mostrar à Inês as principais atracções da cidade, mas também procurar por novos espaços e encontrar a verdadeira Varsóvia. Talvez aqueles sítios que fazem esta cidade ser diferente da típica capital europeia e destino turístico. Conseguimos um guia alternativo no posto de turismo, que descobri num blog de um português a viver em Varsóvia (infelizmente perdi o link!). O guia chama-se "Free map for young travellers", e existe em várias cidades da Europa, onde se pode consultar neste link. O guia de Varsóvia em si, pode ser consultado e descarregado a partir deste outro site.

Fartamo-nos de andar pela cidade em busca de alguns dos inúmeros locais marcados no guia que vão desde locais históricos, bares, sítios para se comer, lojas, parques, etc! É realmente um dos mais interessantes guias em que já peguei. Alguns dos locais são tão refundidos que nem sequer encontramos! No entanto, ainda fomos a uma loja vintage, a outra de bonecos e B.D., andamos na zona do Gueto, tivemos num edifício do Norman Foster... Isto para além de outras típicas atracções como o centro histórico. Foi um dia em cheio, em que no final encontramos o pessoal da minha residência que tinha ido fazer uma viagem de carro pela Polónia e que estava lá naquele dia.
O jantar foi na residência do Alessandro (o meu outro amigo italiano) e ainda fomos a uma festa de Erasmus no apartamento de alguém. A noite acabou por eu ser expulso de uma discoteca, ou pelo menos barrado, porque apenas estava na entrada na zona dos vestiários. O Ale tinha criado uns problemas e quando o segurança chegou pensou que eu é que estava a causar problemas (quando estava só a tentar acalmar o Alessandro) e agarrou em mim e disse que tinha de sair. Ele era grande, não tive hipótese! :D

Metropolitan, do arquitecto Norman Foster.


Oh! É areia! E alguns têm sal... Para os tempos da neve que ainda está para vir.


"Kultowe Dobranocki" - a loja de banda desenhada, desenhos animados e bonecos.


Padaria ambulante.

Loja vintage.


Lembrando o muro do Gueto de Varsóvia.


Antigo edifício habitacional comunista. Segundo o guia existe uma galeria de arte algures num destes edifícios naquela zona. Infelizmente, não conseguimos descobrir. Valeu a visita furtiva ao interior do prédio e da "sapataria" improvisada.


O símbolo de Varsóvia, a sereia, e as bandeiras da Polónia que estão por todo lado, em preparação para o dia de amanhã, dia da Independência.


Bonecos porno.

Com os tugas e os franceses. T-17 em Varsóvia!

O Ale e os vizinhos polacos no dormitório.


Nós na festa de Erasmus.

O DJ de serviço. A festa acabou com a polícia dentro de casa a expulsar calmamente as pessoas de casa.

1 comentário:

inês disse...

a polícia polaca foi mt mt civilizada e simpática!julgo tal facto se dever ao elevado número de raparigas bonitas e italianas que distrairam os policias! XD