terça-feira, 11 de novembro de 2008

11 listopada

11 listopada (11 de Novembro), Dia da Independência

Depois do dia de Todos os Santos há pouco mais de uma semana atrás, este é outro grande feriado nacional amplamente comemorado. Já tinha mostrado pelo menos uma foto de bandeiras nacionais, que nos últimos dias têm estado por todo o lado. Por acaso foi feliz a coincidência de estarmos em Varsóvia neste dia, o dia em que os polacos comemoram a sua independência.

Mas independência de quem?!

Da Polónia como é óbvio, mas como esta tem um história complicada em que a formação de reinos, reunificações, desmembramentos e invasões proliferam ao longo do tempo, seria difícil adivinhar à primeira vista em que ano se comemora a Independência da Polónia. Bom, desvendando a curiosidade, celebra-se a independência aquando da formação da Segunda República da Polónia, a 11 de Novembro de 1918, logo após a Primeira Guerra Mundial, quando os aliados decidiram reconstituir a nação Polónia, praticamente inexistente desde do séc. XVI. (Já tinha referido isto talvez no post que fiz sobre Gdańsk).

Em Varsóvia houve grandes celebrações como é óbvio. desde parada militar, render da guarda na vigia ao monumento do Soldado Desconhecido, figurantes, venda de bandeiras, etc. Inúmeras coisas acontecerem, para além das ruas estarem cheias de gente, de bandeiras e cores da Polónia. Comprei uma faixa vermelha e branca com a inscrição 1918, e uma reprodução de um jornal da altura, que enverguei orgulhosamente como um bom polaco, eheh...

Não sei dizer bem se os polacos são muito patrióticos ou nacionalistas, pelo menos em comparação com outros países típicos da Europa. À primeira vista diria que sim, mas uma análise mais profunda poderá desvendar que não é bem assim, principalmente nas camadas mais jovens em que o sentido de nação para eles pode não significar muito. O que tenho certeza é que esta questão de identidade e independência é importante para o país. Afinal, ao longo dos séculos, a Polónia foi demasiadas vezes subjugada por outras nações e povos, e é necessário não esquecer que foi apenas há 18 anos que a Polónia se desenvencilhou do comunismo e do poder de Moscovo.

Pessoas enchiam completamente as ruas.


Soldados da época.

"Independência!"

Cerimónias militares.


Militares da época.

Um protesto nacionalista??..


Muito patrióticos :D

1 comentário:

inês disse...

a 3ª foto está mesmo bem tirada! quem tirou ? :D