domingo, 28 de setembro de 2008

Nota...

Adicionei alguns posts que estavam já escritos mas não totalmente finalizados, e que ficaram atrás dos últimos post que já estavam online, portanto se passarem uma vista de olhos para os mais antigos podem encontrar post novos;)

Dzienkuye! Obrigado!

Em Wrocław...

Hoje fui ao centro da cidade pela primeira vez e fiquei realmente impressionado! Já sabia, pela internet, por fotos e por terceiros que era uma cidade bastante bonita, das mais bonitas da Polónia, mas nunca esperei que fosse tão assim!

Ok, estive mal acostumado com Katowice, e esta tarde estava magnífica: um por do sol sem nuvens e a cidade cheia de movimento. Apesar disso, nada retira a beleza da Rynek (praça principal), de todos os seus edifícios aí localizados ou por todo o centro, do rio Odra e de todas as pontes que atravessam Wrocław. Acho que vou passar bastantes horas nos próximos tempos só a tirar fotos no centro. Há tanta coisa que só com tempo é que vou conseguir tirar as fotos que realmente quero. Aliás, só com tempo é que poderei ter a oportunidade de observar todos os detalhes do centro, Rynek e arredores, que não é pequeno.

Comemos num restaurante italiano (estão por todo o lado!), eu, o meu novo companheiro de quarto e colega da FEUP, e mais dois feupianos de Electrotécnica e de Computadores.

Nos próximos dias vãos ser os Introduction Days. Estou entusiasmado por conhecer novo pessoal. Mas espero que passe rápido. Mais dois dias e vou para Aachen, onde para o meu coração...;)

Na viagem de comboio ontem.

Chegada à "minha" cidade!

O quarto do dormitório

Rynek de Wroclaw (praça principal)



PS: Mais tarde irei postar mais e melhores fotos. Como disse, vale a pena despender tempo nisso;)

sábado, 27 de setembro de 2008

[Photographia] Słońce! (Sol!)


Bandeira da Polónia em frente à Escola de Lingua e Cultura Polaca da U. Silésia, esvoaçando ao vento e ao sol.

Słońce! (Sol!)

Ironicamente, após o regresso do Sol chegou o dia das despedidas. Dizer adeus a todos aqueles que no último mês tinham sido a minha companhia, as minhas conversas, os meus risos e choros, os meus novos amigos, foi mais difícil do que estava à espera. Pode parecer que um mês é pouco, mas toda a experiência que passámos juntos fez-nos criar laços verdadeiros.

Hoje foi entrega formal dos diplomas e "cerimonia de encerramento" (apesar de manhã o Daniel e a Justina - os profs. que têm a nossa idade - nos terem oferecido um "lanche" a meio da manhã com direito a champagne). Também não era por menos: acho que também foi uma maneira de agradecer (para além do formal agredecimento de termos sido um grupo tão fantástico, claro...) o jantar que lhes tinhamos oferecido dois dias antes nos dormitórios.

À noite não pode faltar festa até altas horas da madrugada. Foi difícil levantar hoje de manhã para acabar de fazer a mala e partir para Wrocław (pornuncia-se "Vrots-uave"). Eu disse acabar? Queria dizer fazer!! Nem tive tempo de me ir despedir do pessoal, que partia sensivelmente à mesma hora, para uma última excursão, desta vez a Krakow.

Com esta mudança, espero encontrar as mesmas coisas que encontrei em Katowice. Com cada um para seu lado, com certeza que cada um irá continuar a sua vida. No entanto, julgo que todos pensamos que iremos nos encontrar mais vezes no futuro. Pelo menos assim o espero.
Adeus EILC groupa!

Último jantar do 'kitchen groupa', com a presença da Justina e do Daniel.

Última aula

Despedidas...

Alessandro a apanhar sol (finalmente!)


PS: Esqueci-me de referir que também tivemos um teste no dia anteriror. Correu bem, nada que não tivessemos feito na aula. Nesse dia uma equipa de reportagem da televisão local esteve presente na altura dos testes. Deixo o link aqui. Pode ser que não percebam nada, mas é interessante porque conheço todos os alunos que aparecem e a reportagem deixa tranparecer um pouco o que foram as nossas aulas e os nossos testes.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

10 dias sem sol, e 27 dias com piwo

Há 10 dias ou mais que não víamos o Sol. Nunca pensei que fosse possível! Aliás, imaginei que sim, mas nunca pensei que ficasse com tanto desejo de ver o sol, nem que seja por mais uma vez. Como já o tinha referido num post anterior, depois da ida a Cieszyn, nas montanhas, há dois fim-de-semanas atrás, o tempo nunca mais foi o mesmo. Até essa altura estava completamente surpreendido com o tempo por cá: temperaturas completamente de Verão e Sol resplandecente todos os dias! Então, de um dia para o outro tudo mudou. Do Verão passámos para o Inverno! Completo Inverno! Nuvens, frio e chuva! Tal como o Inverno português. Se é assim agora, nem quero pensar como será nos verdadeiros meses de Inverno!!
Os primeiros dias deste tempo foram complicados. Muita gente ficou doente, ou pelo menos constipada. Eu pelo menos resisti algum tempo, mas eventualmente acabei por ficar constipado também. Já estou melhor, obrigado...
Fiz uso do meu casaco mais quente e do capuz da minha camisola. Os meus cachecóis também já tiveram que sair da mala (coisa que não esperava até muito muito depois). Vá, não foram precisas luvas, não exageremos. Mas quanto ao meu guarda-chuva, esse também já apanhou muita molha! Não é que chova intensamente, mas quase todos os dias cai uns pingos.
No entanto, o mais irritante é mesmo o raio dos dias cinzentos. Sempre, sempre encoberto. Eu até nem me importava, se ao menos durante uma ou duas horas de vez em quando pudesse ver o sol. Mas já passaram 10 dias e ainda não vimos ponta de sol! É incrível!
Por outro lado posso dizer que desde cá cheguei que houve apenas um dia que não bebi piwo (cerveja). Nem sei sinceramente se já bebi mais piwo que woda! Woda!! E não wodka (woda significa água). Acho que começo a ficar viciado. Se bem que estou a contar com os jantares em que bebemos sempre a nossa cervejinha. Como manda a música que aprendemos por aqui:

"Piwo! Piwo! Piwo musi być!"
(Cerveja! Cerveja! Cerveja tem de ser!)


terça-feira, 23 de setembro de 2008

Cieszyn em fotos




Cieszyn

Outras das visitas organizadas que tivemos foi a Cieszyn, localizada bem no sul da região da Silésia, junto à fronteira com a República Checa. Aliás, até à primeira Grande Guerra esta cidade era a capital de um condado independente. Em 1920 a cidade foi dividia em dois: Cieszyn - pertencente à Polónia, e Český Těšín - pertencente à na altura Checoslováquia.

Bom, após este pequeno pormenor de história (é muito mais fácil obterem informações pesquisando no google/wikipedia), apenas quero ainda referir que esta cidade se encontra bem perto das montanhas de Beskidy. A cidade não é grande, e quando a visitamos (a um Sábado) as ruas estavam bem desertas. Portanto, apesar de alguns edifícios bastante atractivos, e de uma praça central que pucha a aí permanecer, a imprssão não foi grande coisa. Talvez o mesmo que se passou com Katowice. No entanto, não se pode dizer que não é uma vila a visitar.

À noite tivemos festa no bar do dormitório. Praticamente só nós e supostamente a festejar os 18 anos da Escola de Língua Polaca da Univ. da Silésia. Não nos importamos muito com motivos de festas, mas sim com festas. E esta valeu a pena!

O pior mesmo foi ter de acordar com poucas oras de sono, ter de tomar o pequeno-almoço e ir para um passeioa nas montanhas! O que vale, é que foi mesmo só decer a montanha (mesmo que às vezes é mais difcil descer que subir). Para cima fomos de teleférico, eheh...


EILC em Cieszyn!

EILC na fronteira com a República Checa

Brinde com cerveja checa (comprada com zlotes polacos)

Bigos! ("pork and onion")

After-party

Fácil!

Ainda mais fácil (passeio na montanha)

domingo, 21 de setembro de 2008

[Photographia] Auschwitz











Auschwitz

Todos os fim de semana há excursões organizadas para os estudantes EILC, e com a grande vantagem de serem pagas. A primeira foi a Auschwitz, no dia 6. Na verdade Auschwitz é composto por três campos, localizados nos municípios de Auschwitz e Birkenau, pelo que no seu conjunto o campo de concentração é conhecido por Auschwitz-Birkenau.

A visita foi guiada em inglês. Era Sábado e o local é bastante turístico, portanto havia bastantes pessoas a visitar, mas não demasiadas. No entanto, isso aliado a toda uma visita apressada de uns locais para os outros, a tentar acompanhar o guia tira toda a dimensão e espécie de sentimentos que se poderia ter numa visita a tal local. Uma coisa boa era que a guia falava para um intercomunicador que transmitia para um receptor que tinha sido dado a cada um de nós, pelo que se tirássemos os auscultadores, o silêncio que estava instalado fazia pressentir algum eco de tudo o que se passou ali

Uma das coisas mais impressionantes, para além de toda a "máquina" que os Nazis alí montaram, foi a dimensão do compelxo, principalmente Birkenau. Tal dimensão apenas vem realçar os números grandes das pessoas que foram trazidas para lá. Muita da informação que a guia forneceu eu já conhecia, mas ouvir alguns dos pormenores, e outros novos, estando presente nos locais onde realmente toda a inimaginavel massacre aconteceu altera-nos o estado da alma. Principalmente, quando na noite anterior tinha sido a nossa primeira saída a uma discoteca da cidade.

Tirei muitas fotos, algumas das quais irei posta-las.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

[Photographia] Couting down the days...


;)

Chegou o Inverno!

É verdade! Chegou o Inverno à Polónia! E ainda estamos a 18 de Setembro!! O mais surpreendente de tudo é que chegou sem aviso. Ainda a semana passada andávamos de calções e t-shirt, todos felizes com os raios de sol durante o dia inteiro. E de repente, o frio e a chuva chegaram. E o frio são entre 3 e 10ºC. Sim, 10º já é bom!
Após 4 dias com este tempo já estou habituado, mas o que preocupa é que se já está assim agora, não consigo imaginar como será o Inverno. Aliás, não consigo imaginar como será um Inverno rigoroso, eheh!
Com esta pequena actualização quero apenas dizer que espero vir a postar mais novidades. Temos visto muito, comido muito, bebido muito... Portanto,ão tenho tido muito tempo para escrever. Mas pelo menos julgo que nos próximos dias, pelo menos umas fotos posso vir a colocar por aqui.
Cześć!

Dias cinzentos em Katowice

Preparado para a molha!

sábado, 6 de setembro de 2008

[Photographia] Piwo


A bebida mais bebida: piwo (cerveja).
Fotografia tirada no Club Panorama, junto aos dormitórios.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nauczyć polski (Aprender polaco)

Por enquanto, a razão porque estamos todos aqui é para aprender polaco. Alguns de nós (poucos) já sabiam um pouco da língua, alguns até bastante bem, seja porque já tinham estudado a língua, ou aprendido alguma coisa, como o italiano Andrea que tem uma namorada polaca (de Wroclaw aliás! e vai para lá estudar também).

De manhã temos aulas das 9h30 à 13h, com direito a intervalo de 30 min. Quando dizem que o curso é intensivo, é porque é mesmo. É toda a manhã ali a dar-lhe em frases, palavras e pronúncias polacas! Tenho dois professores que trocam com um intervalo. Um, é uma professora aliás, Ola, que não fala inglês. Ao principio era estranho porque começava a falar em polaco e nós claro que não percebíamos. Mas depois, com toda a expressividade dela, acabamos por perceber o que ela quer. E o ritmo é um pouco alucinante, pelo menos a 1ªaula, que foi mais um choque! No entanto, todos achamos que é uma excelente professora. Penso que não haveria outra maneira de aprendermos polaco em pouco tempo de outra forma.

À tarde temos palestras, visualização de filmes ou outras actividades. Esta é a parte que custa mais a todos. As palestras sobre cultura polaca (até agora sobre literatura, e prémios Nobel) foram muito sofríveis. Ocupa-nos bastante tempo de tarde e acabamos por sair bastante tarde da Escola. Por outro lado, o karaoke foi só diversão (culpo-me a mim mesmo por não ter levado a minha câmara nesse dia!) e também uma sessão de filmes de animação de autores polacos, onde vimos diversas curtas bastante interessantes mesmo.

Claro que de noite não deixamos de ir ao Club Panaroma, juntar mais umas mesas e beber mais uns litros de cerveja. De certo que os donos do bar gostam muito de nós, por sermos tantos e tão ávidos. Claro que este ritmo de aulas e noites no club nos deixa, vá, um pouco fatigados. No entanto, até nos deitamos cedo… muito cedo para padrões portugueses. E como estamos tão isolados cá no nosso canto do dormitório, não temos muito a possibilidade de explorar novos espaços.

Comida na cantina (era boa, mas demasiado cara para o que era. Nunca mais ninguém lá voltou)

Uma comida típica polaca. Só experimentei, nunca cheguei a saber como se chamava, mas basicamente era pão embebido num caldo.

Numa das palestras/actividades.

Eu, o Alessandro e o Andrea no autocarro para o dormitório.

"Obras" em Itália: Alessandro e Alberto a tentar mudar o frigorífico de sítio.

Minutos antes da aula (acordar cedo é difícil).

Polaco é isto!

Pausa após o almoço.

Almoço: crepes.

Sebastian muito entretido durante palestra.

Vestígios de Portugal: vêm-se poucos, mas numa das ruas principais de Katowice econtrei esta bandeira numa varanda (com mais uma brasileira e outra espanhola).