sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Em Aachen...

Aachen (Aquisgrão ou Aquisgrana em português) não é uma cidade muito grande. Anda-se a pé para todo o lado. Sempre gostei disso, talvez por me fazer lembrar a minha cidade Natal, Guimarães. O centro é mesmo característico, com a praça principal limitada por interessantes edifícios históricos. Nunca fui muito bem a descrever. E quanto a resumos acho que o Wikipédia dá já uma informação não muito extensa se assim o entendermos, para descobrir mais sobre Aachen.

Passear por Aachen é mais que agradável. É uma experiência acolhedora. Desde as ruas estreitas entre a Catedral e edifícios antigos, recheada por pequenas esculturas de bronze de todo o tipo, e lojinhas e bares pitorescos, até aos largos parques com lagos, árvores e grandes relvados, vale a pena viver nesta cidade como diria a Inês.
A Universidade Técnica de Aachen (RWTH) está por todo o lado da cidade, o que faz antever a presença de muitos estudantes universitários.
Durante a minha estadia aqui estava a decorer um evento de encontro internacional de uma espécie de associação cultural e de intercâmbio pertencente à Universidade ("Ágora"). Viamos jovens de diversas origens por todos os cantos de Aachen. Uma das noites fomos à festa de encerramento deste encontro. Estava a abarrotar. As pessoas de cada país tinha-se organizado para oferecer (sim, oferecer! de borla!) bebidas típicas desse país. Tenho pena que tenhamos chegado tarde e apenas direito aos restos talvez das piores bebidas. Ainda conseguimos provar Palinko da Hungria, um vinho qualquer francês, uma bebida estranha na mesa dos espanhois(?), uma espécie de agua-ardente da Estónia e ainda uma bebida feita com chocolate da Itália (o limoncello tinha-se acabado há muito!). Sinceramente não sei se foi isto que provamos, mas ainda deu para degustar sabores estranhos e variados.

Como prefiro as imagens às palavras, vou passar à directo à minha visão de Aachen nos dias que tenho cá passado...





Wrauuuu!


A cidade está recheada de pequenas esculturas em bronze, e sempre com diversos temas.


...Esta representa o tempo de Aachen. Numa palavra: chuva!

A menina e a bolacha.


...e esta movia-se!





Em casa da minha Inês e da Joana.

Bad Schlotz! :(

Good Schlotz! :)
(a primeira cerveja em grarrafa de plástico que conheci na minha vida)


No parque...



O Super-C! Um edificio peculiar me forma de "C", que pertence à Universidade Técnica de Aachen (RWTH)

Havia muitas esplanadas, e quase todas elas disponham de mantas. Pudera! Até agora foi onde apanhei mais frio (nem na Polónia!)

O vendedor de cachorros ambulante no seu extremo! Ou deverei dizer o caracol com a casa às costas?...


"Agora" Party!


O Super-C à noite.

1 comentário:

inês disse...

"Passear por Aachen é mais que agradável. É uma experiência acolhedora."
nem mais meu johny..nada define melhor aachen do que acolhedora, característica, pitoresca!
e como é que te lembras do nome das bebidas?eu nao tinha percebido nenhum! beijo :)*