terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dom Studentcki (O dormitório)


Estava já na altura de fazer um post sobre o dormitório. Só da nossa Universidade (WUT - Wroclaw University of Technology, ou em polaco Politechnika Wroclawska) existem pelo menos 10 dormitórios diferentes (a julgar pela informação nos site). O nosso dormitório onde estão quase todos os alunos de Erasms da Politechnik, é o T-17 e tem a alcunha de "Ikar" (cada um tem a sua), e localiza-se junto de outros 4 dormitórios.

Cada dormitório deste complexo de 5 edifícios tem 10 pisos. Os alunos Erasmus que estão no T-17 ocupam pelo menos dois pisos quase completos. Cada piso tem dois corredores com X "apartamentos". Cada apartamento é composto por dois quartos duplos e dois quartos triplos, que partilham entre si uma casa de banho com uma sanita, um chuveiro e dois lavatórios. Ora, isto dá 10 pessoas para uma casa de banho. Pensei que fosse mais complicado, mas até agora não tem sido problema. Se calhar o facto de termos bons vizinhos ajuda...

Fazendo as contas, se os quartos estiverem todos cheios, existem X pessoas por piso. Agora vem talvez a parte mais complicada: existe apenas uma cozinha por piso (com dois fogões e bicos de lume, e uma banca para lavar a loiça). Às vezes torna-se complicado manobrar na cozinha, mas tamb+em até agora lá nos arranjamos. Fico contente por haver hábitos de horários diferentes. Dizem que os turcos cozinham muito cedo. Eu cá nem sequer os vi a cozinhar alguma vez! Depois, também houve alturas que vi alemães a cozinhar a horas normais. Claro, que os sobram são os que estão em maioria: os portugueses e espanhóis, que têm sensivelmente os mesmos horários. Ou seja, nós fazemos a hora de ponta cozinha.

Existe também uma lavandaria com duas maquinas de lavar. Para utiliza-las é necessário reservar com bastante antecedência, fazendo prever quando uma pessoa irá ficar sem roupa. A tabela de reserva está sempre bastante preenchida em 3 ou 4 dias à frente. Para além disso convém marcar várias horas seguidas, nã0 só para dar tempo para lavar toda a roupa nas máquinas, mas também+em para aproveitar os estendeis que lá existem (junto do aquecedor) para mais rapidamente secar a roupa.

Vá lá que existem três elevadores. Nisso os arquitectos comunistas não pouparam. Porque a filosofia é como o Igor diz: "estes dormitório são o mínimo essencial". No rés-do-chão, existe um sala com aparelhos de fitness e musculação (que nunca usei), e pouco mais. No outro dia, vi cá de fora uma pequena biblioteca, mas também pouco utilidade deve ter: livros em polaco não é bem a minha tara.

Quanto aos quartos em si até acho que são razoáveis. Estão bem equipados de mobília: a maioria do espaço do quarto está preenchido por eles, deixando pouco espaço livre para circular, mas sem exageros. Tem um frigorífico em cada quarto uma bênção dos deuses! Em Ligota-Katowice nem todos os quartos tinham frigorífico (o meu por exemplo - usávamos o dos italianos), e mesmo assim o meu amigo turco do EILC mudou para outro dormitório e diz que nesse é que não há nada mesmo. Para além disso, falei também com outros portugueses que estão noutro dormitórios )de outras universidades) e ao que parece lá existem frigoríficos comuns. Resultado: tudo que lá se põe acaba por desaparecer! Qual buraco negro ou portal interdimensional!

Portanto, apesar de tudo acho que estou bastante contente com as instalações. Estou no 6º piso. O 5º piso é mais agressivo: mais festas, mais espanhóis, mais barulho...
Outra vantagem de estar num dormitório é o preço. Pelo meu quarto triplo pago 280 zlotes por mês (menos de 85€).

A hora de jantar é sempre a melhor altura do dia: onde todas as pessoas se juntam no mesmo espaço para cozinhar. Eu janto com os três feupianos nos quartos, mas há pessoal que trás as suas mobílias para a cozinha e manja mesmo ali. Claro, que não é nada como em Ligota! Até me dá saudades pensar nessas jantaradas e do "kitchen groupa". Mesmo assim, acho que o melhor ambiente que se cria é na cozinha.

Um dos dormitórios visto do meu: o T-17 é praticamente igual ao que se vê.


O meu vizinho francês Anthony, do quarto para a cozinha.


Outras duas vizinhas minhas, a Claire e a Stephanie (também françaises).


O Mourinho com a comida pronta!


Hora da comida à português. Sim, no quarto, o nosso sitio de eleição para comer...


....porque há quem prefira a cozinha.


O meu quarto, feito estendal às vezes.


Junto à janela, onde eu falo contigo...

3 comentários:

Ricardo disse...

Faz-me lembrar os meus tempos de Erasmus que ficaram conhecidos como Erasmus-Orgasmus 2001... (shame) lol

A diferença é que na altura tivemos de alugar um apartamento pois a residência em que nos encontrávamos era muito ma mesmo, entretanto fizeram uma nova.

Os espanhóis... já se sabe que onde há espanhóis há festa e muita sangria. Com eles achei piada os primeiros 15 dias.

Os franceses passavam a vida a fazer saladas e a dizerem que as miúdas polacas são muito giras mas que preferiam as francesas, os finlandeses começaram tímidos e sóbrios mas acabaram atrevidos e bêbados. Os italianos era vê-los a mudar de namorada quase todos os dias...

Lena disse...

aproveita bastante mas ha uma falha krakow tens k conhecer, passei la o meu leonardo da vinci e mais 9meses depois adorei.visita!

Ric disse...

oh a última foto.. que fofita!:p