segunda-feira, 27 de outubro de 2008

[Szczegóły Polaków ] As paragens do tram

Szczegóły Polaków - Pormenores polacos

Não acontece em todas, apenas em algumas. Mas haver uma apenas é desde já completamente estranho.
O tram (o que em português se poderia traduzir por eléctrico) é um sistema muito utilizado por estes lados da Europa, especialmente cá na Polónia, onde todas as grandes cidades onde tenho ido possuem este sistema de transporte. Wroclaw não é excepção, e até gosto bastante deste meio de transporte, com os seu ar soviético (pelo menos com os veículos mais antigos), que menos graça têm quando vão apinhados, e quando os solavancos das curvas, desalinho nos carris ou excessiva velocidade do condutor atira todos aqueles que se encontram no seu interior uns contra os outros.

Na verdade neste post não queria falar do tram em si, mas sim das paragens. Não vi em mais cidade nenhuma em que estive até agora. Em Wroclaw existe pelo menos um par de paragens de tram assim, em que o tram, circulando no meio da faixa de rodagem, tem de parar em frente à paragem, mas onde não existe plataforma de desembarque; ou seja, entre o tram e a paragem/passeio existe uma via de circulação de automóveis. Na zona da paragem, existe uma marcação no chão indicando que os automóveis não deverão aí parar. Quando o tram pára para as pessoas saírem, os automóveis param então, para que as pessoas possam atravessar a via até à confortável segurança do passeio.

Aí é que vem o problema: a confortável segurança! Nada me parece mais inseguro que este sistema! O que me impede de sair repentinamente e distraído do tram numa destas paragens e apanhar com um condutor, ele também distraído e quem sabe em velocidade excessiva? Sim, sabendo agora como são alguns (alguns??) condutores polacos, até tenho medo destas paragens!
Bom, medo não diria. Mas pelo menos olho cuidadosamente antes de sair, não vá ser apanhado por um camião desgovernado.
O que é incrível é que os condutores parecem cumprir a regra e de facto param sempre que um tram se aproxima. Não creio que em Portugal isto resultasse tão bem!
Pergunto-me se isto será mais um pormenor herdado da era comunista, uma poupança de energia e custo, ao evitar ter que contruir uma plataforma de desembarque no meio da rua, ou por outra razão obscura que desconheço. Vá-se lá saber...



2 comentários:

Anónimo disse...

em kraków tb é assim :P

Arnath disse...

Ah pois é!.. É que já tinha o post preparado antes de ir a Kraków XP