sábado, 4 de outubro de 2008

Köln

Hoje o tempo esteve a nosso favor, portanto ainda bem que decidimos passear, até porque hoje não era um dia como outro qualquer...

Como não fomos a tempo de ir a Maastricht, devido aos horários dos autocarros, decidimos apanhar o comboio até Colónia (Köln, em Alemão - mais info no wikipedia). Apesar desta cidade não ter nada a ver com Aachen (é a 4ª cidade mais populosa da Alemanha), o seu centro é bastante interessante e quando lá fomos estava cheio de movimento, gente por todo lado.. Turistas passeadno, locais às compras, outros vagueando, fãs de futebol a deslocarem-se aos bares para assisterem a um jogo (já não sei se era o Colónia que estava a jogar).

Mal se sai da estação da Hauptbahnhof central (estação de comboios), depara-se logo com a enorme Catedral gótica, que se eleva poderosa verticalmente nos céus. Encontramos um amigo da Inês, um finlandês que estuda em Aachen também em Erasmus. Como quase todos os finlandeses que tenho conhecido este era estranho, aliás talvez o mais estranho de todos. O pobre do rapaz tinha um problema qualquer de timidez ou auto-confiança. Por isso é que o acolhemos e convidamo-lo a vir conosco (porque ele estava sozinho). Ah! E a pronúncia dele era incompreensivel! Portanto, com tudo isto era um pouco difícil comunicar com ele. Mas apesar de tudo era bom rapaz...Mais tarde ele acabou por ir à vida dele.

Visitamos a Catedral... Parecia uma feira lá dentro. Uma feira é exagerado. Mas a quantidade de pessoas e barulho lá dentro tirava 80% do ambiente e magnificêcnia de tal espaço. A igreja não parecia igreja mesmo, estava descaracterizada. E não era um problema de arquitectura. Era mesmo das pessoas. Fez-me lembrar aquela passagem dos vendilhões no templo de Jerusalém. Claro que, mesmo assim, a Catedral merece ser visitada e apreciada.

Apesar de a cidade ter sido severamente destruida (ver imagem no final), como outras cidades da Alemanha, esta foi reconstruida e torna-se outro exemplo do renascer da Alemanha e da recriação dos edifícios tais como eles eram anteriormenet. Portanto, poemos encontrar edifício bastante interessantes, mais uma vez em ruas estreitas (adoro-as!).

Outro marco de Colónia é o Reno, um dos maiores e mais importantes da Europa, e claro a Hohenzollernbrücke (ponte). A Catedral, o Reno, e toda a área envolvente juntos dá um ar à cidade de prosperidade, longa história e modernidadde. Pelo menos foi essa a sensção com que fiquei.

Voltamos ao final da noite, quando toda a gente parecia era estar a chegar à cidade. Parecia que a festa era em Colónia... Mas não nso importamos nada com isso. Foi um dia daqueles preciosos que fica bem guardado, não na nossa mente, mas no nosso coração. Sempre que penso em vaguearmos com o finlandês, sentarmo-nos a comer pizza e a beber uma Biteburger, a deitar abaixo mecos ou meter mãos frias nas costas... bem, só tu é que me compreendes!;)

Um palhaço na conversa antes de começar o serviço. Tinha vindo no mesmo comboio que nós.


Dentro da nave principal da Catedral de Colónia.


Emos! Estavam por todo o lado, principalmente junto à Catedrale e a Hauptbahnhof.


Olha, também tinha duendes!!


Igualitos...


Vestimentas para o famoso Carnaval de Colónia.



Junto ao Reno.


Sempre corrigindo... até o guia em português!


Casa junto ao rio.

Köln, cidade livre de nazismo.


Ruas movimentadas de Colónia.


Pensado para as bicicletas (impensável em Portugal!)



PS: A imagem que se segue mostra a destruição de Colónia no final da Segunda Grande Guerra. Sugiro também verem em mais promenor a mesma foto seguindo este link. Se quiserem ver mais fotos de Colónia durante esse período cliquem aqui.

1 comentário:

blue.star disse...

parece ter sido giro ;)
beijinho pos 2