domingo, 12 de outubro de 2008

Warszawa, a capital


Foi uma decisão de última hora... Estava no facebook (o site que todos os estudantes Erasmus usam, semelhante ao hi5), e percebi que muita gente do EILC ia a Varsóvia este fim-de-semana. Já tinha visto umas mensagens antes sobre este assunto, mas não tinha ligado muito. Mas naquela tarde de quinta-feira percebi que iam pessoas de todas as cidades, e eu tinha o fim-de-semana livre... E queria ir a Varsóvia! Além do mais, os meus amigos portugueses de cá estavam a pensar em ir a Auschwitz, e eu já lá tinha ido... Pronto! Ficou decidido. Pedi à Edina, que era quem estava a organizar as dormidas no hostel, e ela reservou um lugar para mim. No dia seguinte parti de manhã de comboio. Ainda são seis horas de Wroclaw até Varsóvia! Uma longa jornada, mas partindo de manhã, cheguei lá à tarde por volta das três horas, onde o Alessandro e o Alberto me foram buscar à estação.

O hostel era perto, e lá já estava algum pessoal. Outro chegaria naquele dia mais tarde, ou no dia seguinte. Foi bom rever toda a gente . Nem toda estava presenta claro, mas surpreendeu-me sermos tantos. Até o Daniel (o professor) veio com o grupo de Katowice. Fizemos uma espécie de festa no hostel, a que se juntaram (ou nós juntámo-nos) um grupo grande de espanhóis e um único português que estudam em Łódź. à noite nem sempre foi fácil: gastamos muito, e às vezes andámos demasiado tempo à procura de um certo bar ou disco. Mas foi tempo bem passado, e ainda conhecemos algumas pessoas interessantes como uns polacos que estavam no bar que fica mesmo debaixo do Palácio de Cultura e Ciência (um dos mais emblemáticos edifícios da cidade, também conhecido como "O presente de Estaline"), ou o bielorrusso que estava no nosso quarto.

Muitos polacos de outras cidades não gostam muito de Varsóvia e dizem constantemente mal dos seus habitantes. Tenho ouvido isso várias vezes! Acho que é a velha aversão à capital, e talvez da parte dos habitantes de Varsóvia a típica soberba. Eu gostei de Varsóvia. Se calhar não para viver, mas para se visitar é interessante. Principalmente quando vindo de outras cidades da Polónia. Todos os edifícios altos, os espaços abertos, as avenidas largas, o movimento constante na rua, os carros, o metro (apesar de existir uma única linha que atravessa Varsóvia de Norte a Sul)... vê-se que se está na capital. Numa cidade tipicamente atarefada e mais cosmopolita que as outras. O centro histórico também é interessante, apesar de a maior parte deste ter sido destruído durante a Segunda Grande Guerra. No entanto, tudo foi reconstruido, e o resultado obtido é obrigatório verificar.

Não me importava de voltar a Varsóvia, aliás até já tenho certos planos...O:)
E o próximo EILC meeting está já marcado: 14 de Novembro em Wroclaw!

Eu e o Ale(ssandro) na Plac Zamkowy, no centro histórico.


Party no hostel.


Só o elevador?! Oo

Vinho do Porto em Varsóvia.


Ataque à pasta!


Discutindo sobre a aqrquitectura comunista...


Primeiro shot de vodka às 6 da tarde (bem escondidos na entrada de um edifício...)


Varsóvia pela noite.


Congelador do hostel (era bom que já estivesse assim quando chegássemos!)


Cama improvisada...


...dá nisto! :D


EILC @Warszawa

Sem comentários: